" Ide por todo o mundo e pregai o evangelho
          Marcos 16:15
Jesuseapalavra.com
Copyright©Todos os Direitos Reservados 2007-2018 Jesuseapalavra.com
Marcos 16:15
Revistas
Por que estimular bons hábitos alimentares nos filhos?
Educar é um processo longo e doloroso,principalmente quando o assunto é a formação de hábitos alimentares.Segundo pesquisas,a formação do hábito alimentar começa aos quatro meses de vida intrauterina,quando o feto engole o líquido amniótico e já consegue sentir o sabro do alimento ingerido pela mãe.
Quando deus quis levantar Sansão como libertador de Israel,o anjo do Senhor (Jz 13:13)se apresentou à mãe e lhe deu instrução sobre sua alimentação durante o período gestacional e para o filho depois de nascido.Ese fato se repete na história de João Batista,chamado por Deus para anunciar a vinda do Messias.
"As condições físicas dos pais,suas disposições e apetites,suas tendências morais e mentais são,em maior ou menor grau,reproduzidas em seus filhos." (Ciência do Bom Viver,p. 371).
É preciso ensinar a criança no caminho em que deve andar para que,mesmo depois de velha,não venha se desviar dele na formação do hábito alimentar.Alguns pontos principais devem ser observados:
Já vimos que o feto com quatro meses sente o sabor e o seu paladar está sendo formado,porém depois de nascidos,nossas papilas gustativas se renovam a cada 21 dias,adaptando-se a novos alimentos,texturas e sabores,o que permite a formação de um novo hábito alimentar em qualquer fase de nossa vida.
Apesar de serem de ingestão bastante comum hoje em dia,mas pesquisadores demonstraram que alimentos ricos em gordura e açúcar causam dependência química da mesma forma que cocaína e heroína.Durante uma pesquisa realizada com camundongos,foi possível perceber que estes perderam o autocontro sobre o consumo de alimentos e começaram a ganhar peso rapidamente.Na Bíblia,Deus nos orienta a não consumir a gordura (Lv 3:17),e nos escritos de Ellen White somos orientados a abandonar o açúcar (em livros como Conselhos sobre Regime Alimentar,pág. 327).
Estimulantes como cafeína (café,refrigerantes a base de cola e energéticos),teína (guaraná,chá mate,verde,preto,branco,vermelho e amarelo)e teobromina (chocolate)são substância que causam dependência e precisam ser removidas de vez da alimentação.Elas afetam o bom funcionamento cerebral e prejudicam o culto racional solicitado por Deus (Rm 12:1).
O estudo do efeito destes produtos sobre o cérebro,causando hiperatividade e/ou déficit de atenção,ainda gera muita discussão nos Estados Unidos e Grã-Bretanha.Mas devemos lembrar que Deus nos recomenda a usar uma alimentação natural,e a evirar produtos artificiais,onde estes produtos são encontrados.
"As faculdades espirituais,metais e físicas sofrem sob influência de uma alimentação não saudáve."(Consselhos sobre Regime Alimentar,pág 230).Cabe a cada uma tomar uma firme decisão em obedecer,os princípios de saúde orientados por Deus.


Família Esperança